sexta-feira, 18 de março de 2011

Aptidões necessarias para ser um designer de interiores

Esse texto foi retirado do livro " Design de Interiores - Guia útil para estudantes e profissionais - Jenny Gibbs"

"As qualidades necessárias ao bom designer de interiores são muito variadas, mas algumas são fundamentais. É necessário ter certa habilidade artística e, em especial, uma boa noção espacial, que permite ter uma visão capaz de ultrapassar os limites do espaço existente para poder avaliar as possibilidades de projeto. É por isso que muitas pessoas com certos tipos de dislexia são exímios desenhistas, pois possuem habilidade de visualizar de forma tridimensional. O designer de interiores deve ser um observador nato do mundo ao seu redor, com consciência visual. Muitas pessoas se sentem atraídas pelo aparente glamour da profissão, mas não possuem essas importantes qualidades naturais, e muitas vezes acabam se tornando melhores administradores que designers.
Além da criatividade, um bom olho e estilo, uma perspectiva aberta e uma abordagem flexível são características importantes. A capacidade de enfrentar desafios e estar atento aos detalhes é primordial, assim como persistencia e senso de humor. Um dos  principais aspectos essenciais dessa profissão é o relacionamento interpessoal, que envolve tanto os clientes como contrutores, fornecedores e demais especialistas que integrem a equipe de projeto. A capacidade de estabelecer uma relação agradavel, mas com a autoridade necessaria, é decisiva para o sucesso de um projeto.
Enquanto muitos profissionais de outros setores precisam ter uma abordagem específica, o designer de interiores deve ter uma visão ampla e multidisciplinar e, para isso, precisa ter destreza e versatibilidade para transitar pelas diferentes disciplinas.
No entanto, como ninguém é capaz de dominar todos os conhecimentos, o designer de interiores deve desenvolver seus pontos fortes, reconhecer seus pontos fracos e se cercar de pessoas que possuam as qualidades necessariaspara formar uma equipe de trabalho bem equilibrada. O designer de interiores de uso comercial requer uma coordenação complexa e costuma envolver muito trabalho em equipe. Para trabalhar nessa area, o profissional precisa ter uma alta capacidade de colaboração, ser prático e flexivel, e ter bons conhecimentos da legislação, normas e códigos mais importantes."